E sim, sorrisos.

Há mais ou menos um ano criei esse blog... Não tinha nenhum objetivo certeiro com isso, e ainda não tenho, mas posso dizer que esse pequeno espaço num mundo tão grande, eu posso chamar de meu.
Não foi algo proposital, mas consegui manter uma média de aproximadamente uma postagem por mês, e creio que esse seja um "bom resultado". Então, parabéns pra mim! kkk
Final de ano, aquela época cheia de clichês... Dos quais eu não fugirei nesse texto.
Em uma palavra, 2011 foi um ano surpreendente.
Meio estático no começo, mas de abril até agora está sendo uma loucura só. Família. Amizades feitas, desfeitas, refeitas. Liderança. Não liderança. Namorado (*-*). Estudo. Brincadeiras. Coisas novas, algumas boas, outras nem tanto. Lágrimas, muitas lágrimas... E sim, sorrisos. Mais do que as lágrimas.
As últimas semanas então me deixaram com a cabeça a mil. Muita coisa pra pensar... Começar faculdade, terminar o curso, trabalhar e ainda ter tempo pras necessidades básicas... Ai! Só de pensar já dá aquele frio na barriga. Será que eu vou conseguir?! 
Esse deve ser meu último texto desse ano, então já deixo minhas felicitações de Natal e Ano Novo à você que está lendo meu texto...
Como diria um professor, "obrigada pela audiência", torçam por mim, e até 2012!

Alguém precisa cortar as cebolas...

Tem coisas nessa vida que tentamos evitar, mas às vezes não conseguimos...

É que nem quando alguma comida leva cebola e aí, apesar de ser uma coisa ruim, que faz a gente chorar, alguém precisa cortar as cebolas, se não o tempero fica imcompleto.
Alguns tipos de sentimentos são como as cebolas, nos fazem chorar, e o pior: fazem mal também a quem está mais próximo de nós. Mas assim mesmo não é possível evitá-los...
No caso da cebola, quando o que faz chorar se torna muito forte, é comum imergi-lá na água para diminuir o efeito. No caso dos sentimentos, quero acreditar que "a água" seja o amor, e o "tempero final" seja  alegria de ver que todas as lágrimas derramadas foram em prol de algo maior.

Queria que essa última semana tivesse sido diferente, ou pelo menos que minhas atitudes tivessem sido diferentes, e no mínimo condizentes com o que eu sinto... Pode ser que seja tarde, e isso é o que eu mais temo agora, mas essa última noite eu considero como um "ponto de virada": decidi de uma vez por todas que vou me adaptar a tudo isso, ou vou acabar perdendo uma das melhores coisas da minha vida.

Confesso que "cortar as cebolas" não é minha parte favorita na cozinha (nem na vida), mas quando eu penso que ela vai servir de alimento para alguém, eu tento relevar e fazer com que quem esteja comigo não precise derramar tantas lágrimas por causa das minhas cebolas. 

Que dê tudo certo. (yn)

Dê flores a quem você ama.


Tem pessoas que vemos todos os dias, ou quase todos, e que são tão marcadas por determinadas características, que não percebemos o quanto essas pessoas podem nos ensinar.

Hoje eu estava conversando com uma dessas pessoas e ela estava contando que a pouco tempo foi aniversário de morte da mãe, e que uma das irmãs sente muito remorso, porque quando a mãe era viva ela não dava muito valor, não cuidava...

Aí ela disse uma coisa que ficou na minha cabeça o dia todo, falou que pedia o marido para dar flores pra ela sempre, enquanto ela ainda está viva, porque depois que ela estivesse morta, de nada adiantariam as flores.

Eu acho que das minhas confissões, essa é uma das que mais mexeram comigo, mas eu confesso que me deu um vontade tão grande de chorar, ou sei lá de abraçar a pessoa e dizer que aquilo era genial, sabe?!

Cara... Parece meio idiota isso, porque todo mundo sabe que tem que valorizar, amar, e mostrar que ama enquanto tá vivo, enquanto se tem a pessoa amada do lado... Mas, é difícil mesmo ver isso. Não tô generalizando, até porque uma das minhas poucas convicções nessa vida é aquela bem clichê, de que "toda unanimidade é burra", então não acredito que uma sentença caiba em todas as situações, ela sempre vai ter exceções...

Mas, voltando ao assunto, eu fui pensando bastante nisso, conclui que nenhum tipo de relacionamento é fácil, pessoas são diferentes, e diferenças geram conflitos, mas é preciso se entregar a eles. É, eu sei que já disse isso antes, mas não ligo de estar sendo repetitiva, num dizem que "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura"?! (como eu tô cheia de clichês hoje... kkk)

Enfim, acho que é isso...
Não se deixe sucumbir diante dos inúmeros desafios da vida (isso é uma outra coisa que eu estou aprendendo a fazer.), e...

DÊ FLORES A QUEM VOCÊ AMA.

Até a próxima...

"Nada é permanente. Exceto a mudança"

É incrível pensar como um pequeno comentário pode gerar situações extremamente embaraçosas.
Essa última semana foi difícil de encarar. Fiz um comentário impensado e desnecessário que provocou reações quase inimagináveis.
Não tive intenção de julgar, nem de ofender ninguém. Afinal, não cabe a mim, nem a nenhuma outra pessoa arbitrar seus semelhantes.
O fato é que errei. E não ficaria em paz com minha consciência se não pedisse desculpas a quem eu atingi. Então me desculpei. E como disse pra própria pessoa que ela estava totalmente dentro do direito dela, se quisesse não conversar mais comigo, ou até mesmo me ignorar. Não que isso seja uma coisa boa, mas é o preço que eu poderei pagar.
Quanto a isso não me preocupo mais. Sei que fiz minha parte.
O que me deixou chateada foi ver algumas pessoas que eu pensava que eram de um jeito tomarem atitudes que não condiziam com tudo que aparentavam ser e pensar.
Mas aí fiquei pensando nisso e conclui que se essas pessoas não merecem minha tristeza e meu despontamento. 
De verdade?! Tento não guardar ressentimentos, sou grata pelas coisas boas que essas mesmas pessoas me proporcionaram. 
E também foi bom que tudo isso acontecesse, pois são nesses momentos que sei quem está do meu lado, de verdade, mesmo que eu esteja errada. 
Então eu vi quantas pessoas boas eu tenho, meus amigos, meu namorado... Fico pensando se as pessoas que me fizeram sentir tão mal tem quem zele por elas assim como eu... 
Confesso que no começo de toda confusão fiquei muito abalada, mas agora que tudo passou, vejo que o que aconteceu foi importante, me fez mudar meu modo de pensar e de agir.
E mudar é sempre bom. Mudança traz maturidade.
É o que eu desejo a essas pessoas. Que elas cresçam.



Não é fácil deixar de fazer o que gostamos.

Não é fácil deixar de fazer o que gostamos.
Mais difícil ainda é escolher deixar de fazer o que gostamos.
Todos os dias precisamos tomar decisões. Algumas vão parecer não ter grande importância, mas na verdade cada uma tem seu motivo de ser, e tem também uma consequência.
Repare um dia quando as pessoas vão atravessar uma rua ou avenida movimentada. A maioria não olha para o sinal, mas para a movimentação dos carros.
O que motiva cada um um a tomar essa ou aquela decisão depende da sua história de vida, suas experiências, seus objetivos.
Todas aquelas pessoas que vão atravessar a rua tem o mesmo objetivo?! Chegar do outro lado?! Aparentemente sim, mas se todas elas sabem que em algum momento o sinal vai abrir, porque tantas não esperam que isso aconteça?!
"Ah... Vai ver que a pessoa está atrasada, ou viu que seu ônibus está vindo e não quer perdê-lo..."
Será que se essa pessoa já tiver sido atropelada, ela não vai achar melhor esperar um pouco?!
Essa semana eu tive que decidir se continuava ou não fazendo uma das coisas que mais gostei de fazer até hoje. Algumas pessoas não entenderam minha escolha, eu mesma ainda não entendi direito.
Talvez alguma coisa que já tenha acontecido comigo antes, mesmo que inconscientemente, tenha me levado a acreditar que assim vai ser melhor, apesar de não parecer exatamente assim.
Mas agora é uma nova etapa, e lá vou eu com tudo... "Foco, força e fé!"

"The little things..."

Para Cleisson Lima Pimenta. Obrigada por tudo.

Da última vez que escrevi aqui não estava nada feliz. Muito pelo contrário: aquelas inúmeras exclamações e interrogações estavam me deixando maluquinha...
Mas, desde lá conheci uma pessoa que fez tudo mudar. É ele mesmo, pra quem eu estou dedicando esse texto: Cleisson Lima Pimenta (ou só Neguete). Meu namorado.
Com ele eu estou vivendo um dos momentos mais felizes da minha vida, porque quando ele está por perto, de repente fica tudo tão bem, que às vezes chego a pensar que é um sonho.
Com ele aprendi que é importante (muito mesmo) pensar bem antes de escrever alguma coisa no facebook, pois as consequências podem ser irreversíveis...
Com ele eu também descobri que santidade começa com amizade, e que "nem tribulações, nem dor podem nos separar", porque livre eu sou!!!!
Aprendi que tenho que conhecer melhor a cidade, pra saber chegar no meu ponto de ônibus, se não corro o sério risco de ser sequestrada...
Estou aprendendo a sorrir mais, a escutar e ser escutada, pois a cada momento que passamos juntos ou distantes (o que é sempre muito difícil) lembro das pequenas coisas que ele faz e diz pra mim, e percebo que encontrei alguém que me entende, me acolhe e me faz um bem inenarrável...

Eu hoje ia postar um texto falando de um assunto diferente, mas não consegui falar o que eu queria no outro texto, então aproveitei a sugestão dele pra falar dos nossos momentos juntos...
Provavelmente algumas coisas não vão ser compreendidas, mas o principal, que é o sentimento que eu quero mostrar está estampado, não só aqui, como no meu olhar...

Espero que tenham gostado...
Até a próxima,
Ana

Entre a saudade e a expectativa.

De acordo com a ciência, a parte do nosso cérebro responsável por tomar decisões só é inteiramente formada aos 18 anos.
Bom, eu acho que sou meio anormal com relação a isso. Parece que quando eu estava mais nova, era tudo tão mais fácil de ser decidido...
Apesar de mudar de ideias com uma certa frequência, nunca quis mais de uma coisa ao mesmo tempo. Eu tinha bem claro na minha mente os meus objetivos.
Hoje, com meus 18 anos, acho tudo muito mais confuso: não sei o que eu quero, nem se quero mesmo...
Meus amigos parecem me conhecer melhor do que eu mesma, e, por mais que eu não goste disso, tenho que admitir que muitas vezes eles estão certos ao me repreenderem em algumas decisões que eu tomo, sem antes parar e pensar nas consequências.
Sinto falta do tempo dos meus amores platônicos, da minha inocência infantil, daquelas brincadeiras que eram só brincadeiras, sem segundas intenções, de ter dúvidas em exercício de matemática, e não sobre coisas que podem mudar minha vida.
Sentimentos que já tiveram um ponto final.Fases que já passaram, como eu costumo dizer.
Mas, não posso deixar de falar que essas saudades só tomam conta de metade dos meus pensamentos, porque a outra metade é invadida por milhões de reticências, exclamações e interrogações. É aquela tal de...

...expectativa!!!

Confesso que nesses últimos dias muitas dúvidas traiçoeiras estão me incomodando profundamente. É como se uma multidão de neurônios estivesse correndo de um lado para o outro da minha cabeça.
Entre a saudade e a expectativa, há apenas uma vírgula: eu, boba, preocupada, distraída...


''Irmão: a pessoa mais insuportável, pela qual você daria a vida se preciso.''


Diariamente milhões de pessoas nascem e morrem.Cada uma dessas vidas que vêm ou que vão tem um significado muito importante para outras pessoas.

Há exatamente quatorze anos, nascia uma das pessoas mais importantes da minha vida:ousadia, força, coragem, isso é o que quer dizer o nome da minha irmã:Fernanda Luiza Ferreira.
No princípio era tudo muito bom, aquela coisinha fofa, a maior novidade...
Mas o tempo foi passando e as diferenças de idade começaram a aparecer...
Confesso que muitas vezes desejei que ela não tivesse nascido...
Mas novamente esse mago fabuloso que é o tempo, apareceu, fazendo com que cada dia nós ficássemos mais próximas e confidentes uma da outra.
Quando a gente briga, coisa de irmãos, e eu não consigo ficar com raiva dela por mais que algumas horas, ela vem com aquela carinha de moleca e me pergunta porque eu sempre a desculpo aí eu respondo bem assim:


Vc é a pessoa mais egoísta,egocentrica,grossa e chata que eu conheço.

Além disso vc adora me humilhar e me ignorar nos momentos mais inadequados.
E tem mais:nunca conheci alguem que gostasse tanto de pegar as coisas ALHEIAS...
Mas dizem que somos nós que escolhemos em que familia vamos nascer...


Entao se eu te escolhi e vc me escolheu,seremos sempre as melhores irmas e amigas...

E é por isso que eu sempre te desculpo!

TE AMO ♥


Ou então quando alguma coisa a deixa chateada e a auto-estima dela vai láá embaixo e ela se segura pra não chorar, mas de alguma forma eu sei que no fundo ela está desabando eu falo: 

Fernandinha,

Você é linda,inteligente,capaz,atenciosa,cuidadosa e acima de tudo,ÚNICA.
Por isso não se importe se as pessoas não demonstram que gostam de você:ame-se antes de amar qualquer outra pessoa ou coisa. E saiba que mesmo que às vezes não pareça,eu te amo muito mesmo e esse sentimento é interminável e inesgotável... É nozes pra sempree!! 

Hoje eu estou muito feliz de poder comemorar o aniversário dessa menina-mulher tão especial que eu tenho a honra de ter como irmã.
Não sei se você que está lendo tem irmãos, mas se tiver, aprenda a amá-los como eu faço a cada dia.
"Seja legal com seus irmãos.Eles são a melhor ponte com seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro."
Fernanda, você me pediu um texto e aqui está.Você merece muito mais do que minhas simples palavras e minha sincera admiração.
Parabéns!!!Que hoje e sempre você tenha muitas alegrias, sucesso e paciência... n_n
Um beijo, da sua irmã que te ama demais...

Avulso.

Antes de tudo o respeito.
Antes de tudo o amor próprio.
"O importante é saber amar..."
Incondicionalmente.Verdadeiramente.
Fazer pontes com sonhos pode não ser tão fácil.
Palavras são só palavras.
Palavras são cometas.
Sentimentos são estrelas.
O que vale mais?
Amar e sofrer?
Sonhar ou viver?
Quem sabe...
Sem sentir eu não seria nada.
Sinto verdadeiramente.
Sofro freqüentemente.
Mas,antes de tudo,o respeito.
Antes de tudo o amor próprio.




Desabafo.


Apesar de tudo,ainda acho melhor me arrepender de algo que fiz,do que de algo que não fiz... 

Quem sabe o que o destino nos reserva ? O céu é o limite ? 

Ainda estou aprendendo a ter paciência, não sei nada sobre a vida... Com o tempo sei que tudo passa !!! Pode ser que tudo melhore, ou piore...

Realmente não há uma fórmula que me dê todas essas respostas... Espero que me entenda na minha impaciência, sua compreensão é o melhor paliativo para o meu sofrimento...

Queria falar um pouco mais,porém as palavras podem ser armadilhas cruéis.

"Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma."

Aí então, na hora que eu estava voltando pra casa, no ônibus mais cheio do que de costume, eu fiquei reparando uma conversa entre duas, provavelmente, colegas de sala.Não que seja uma atitude apreciável da minha parte, mas foi o que eu fiz. Enfim...
Uma das meninas contava, empolgadíssima, como no final de semana, o agora namorado, havia pedido sua "mão em namoro" para o pai.O mais curioso é que a segunda menina estava visivelmente desinteressada no assunto.
Achei a situação interessante, e como futura psicóloga que pretendo ser, comecei a analisá-la.Primeiro pensei que a "namorada" era tão egoísta e fútil que nem se importava que todos no ônibus ouvissem sobre sua vida particular,e também, poxa, tem tanta coisa mais importante acontecendo para ser falada... Além disso, sua ouvinte se mostrava tão indiferente que dava a impressão que seu final de semana tinha sido, algo assim, uma tragédia grega, e que a conversa seria beem mais interessante se os papéis se invertessem.
Depois, pensando melhor sobre o assunto, vejam que loucura a minha, eu percebi que não se trata apenas das duas personagens da minha narrativa, nem só de mim, nem de qualquer um: de um modo geral as pessoas são tão egoístas que só pensam em satisfazer suas carências e não estão nem aí pro que aquela pessoa que está todo dia com ela, no ônibus, na escola, ou onde quer que seja está sentindo.
Mas há uma grande diferença entre as pessoas que simplesmente falam de suas carências, para se fazerem de coitadas e aquelas que compartilham com você suas sensações e percepções, o que eu considero uma atitude extremamente nobre e corajosa.
Na minha visão, a menina do ônibus foi extremamente infeliz, quando agiu daquele modo, porque estava muito claro que o seu único objetivo era chamar a atenção de quem estava por perto, e pelo visto, o que ela conseguiu foi uma colega aborrecida, e, mesmo que isso não tenha influência na vida dela, minha reprovação.
Por outro lado, fico extremamente feliz ao lembrar de frases dirigidas a mim como "sinto falta dos meus sobrinhos"," dói muito lembrar dela","amanhã faz um ano que meu avô faleceu.Ele me faz falta.",e "Pensei num poema,mas ele não foi capaz de traduzir o encanto mágico de uma amizade abençoada por Deus..."
São pessoas como essas, que dão a cara a tapa por mostrar seus sentimentos, sem medo de serem julgadas e especialmente sem esperar a piedade dos outros, que me fazem acordar todos os dias e pensar: ainda dá tempo, ainda tem jeito... 
Confesso que eu mesma não tinha coragem suficiente para mostrar o que sinto sem esperar nada em troca, e por isso muitas vezes guardei  aquilo para mim.E é verdade, já me arrependi muitas vezes disso, mas agora, tenho esse blog, que é onde eu aprendi a falar sem medo de ser feliz...


Até qualquer dia,
Um beijo,

Ana

Perfeição, liberdade, responsabilidade...

Queria postar um texto sobre liberdade.
Também queria postar um texto sobre pessoas (im)perfeitas.
Aí eu pensei, pensei, e concluí que podia falar dos dois temas de uma só vez...
Você já percebeu que boa parte do tempo estamos preocupados em manter aparências, mesmo que involuntariamente?Ao pentear os cabelos, usar um perfume ou uma determinada roupa, queremos nos manter sempre com o ego inflado.
A busca pela perfeição é algo intrínseco do ser humano, por isso não digo que seja errado querer estar bem, porém algumas pessoas não sabem separar o necessário do supérfluo.
Uma das situações mais desagradáveis é ter que conviver com aquele tipo de pessoa que quer agradar todo mundo, não acha?
Além disso, pessoas que buscam excessivamente a perfeição deixam de ser autênticas.
Lá vai um exemplo:eu adoro escrever.Uma das minhas principais qualidades é a de transmitir, através das minhas palavras, mensagens boas, alcançar o íntimo das pessoas e tentar fazer a diferença.
Tenho convicção de que tem gente que lê meus texto e concluí: "Nossa,até parece que ela pensa assim mesmo...", ou então: "Essa Ana Clara tem uma mania de achar que sabe tudo!".
Imaginem se eu desse importância pra esse tipo de comentários ?!
Se eu me importasse, pararia de fazer o que eu gosto para agradar os outros e, dessa forma (querendo ser perfeita diante da sociedade), me tornaria um mero fantoche nas mãos dos outros.
Muita gente parece ter medo, ou vergonha, não sei ao certo, de mostrar o seu melhor, de ser o melhor de si.
De forma alguma estou dizendo que sou melhor que essa ou aquela pessoa.
O que quero mostrar é que eu sei usar minha liberdade.
Sou uma pessoa livre, posso falar e fazer o que quiser, certo?
Tive um professor que costumava dizer que não podíamos confundir libertinagem com liberdade.
É preciso ter responsabilidade para ser livre,enquanto o libertino é aquele que age sem se importar com as conseqüências de seus atos.
E esse é motivo pelo qual eu continuo escrevendo:eu assumo o que eu falo.Não dependo da opinião alheia para formar a minha.
Então, a vocês, meus amigos que estão usando seu tempo para compartilhar das minha idéias, o que tenho a dizer é isso:assumam sua liberdade e sejam felizes...

Até qualquer dia.
Um beijo

Quando descobrir eu conto...

Vamos fazer de conta que por um dia você,ou eu,pudéssemos entrar na mente de alguém.
Imagina?!Um dia inteiro desvendando mistérios e desejos, tirando aquela dúvida que você tem a tanto tempo,mas nunca teve coragem de falar pra ninguém.
Então,já pensou?
Talvez ao penetrar nas idéias daquela pessoa,descubra alguma coisa que vai te deixar muito feliz,ou muito decepcionado (quem sabe?!)...
E aí,depois que tiver explorado tudo aquilo que você gostaria,se sentirá realizado...

...mas,por quanto tempo?
Quantas pessoas já pararam pra refletir sobre seus conflitos internos,sobre as dúvidas que tem quanto à sua essência?
Muitas vezes já me peguei angustiada e ansiosa,tentando entender porque as coisas não são simplesmente do jeito que eu quero?
Alguém sabe me dizer o motivo pelo qual somos tão dependentes do outro para realizar nossas expectativas?

Hoje eu estou assim...
Me pergunto a toda hora,porque nada funciona do modo que eu gostaria.
Então ,tô aqui escrevendo e tentando achar um resposta...
Queria ter a inocência de uma criança,pra achar tudo lindo,como vi no ônibus hoje,uma garotinha feliz em imaginar que o cachorrinho que ela vai ganhar poderia ter seu nome...
"Viver e não ter a vergonha de ser feliz...."
Será que se ela não fosse um criança teria tanta alegria a ter seu nome associado a um cão? (Nada contra os animaizinhos,que muitas vezes são associados a imagens negativas.)

Enfim...
Não sei se com essas divagações vou conseguir passar alguma mensagem,mas prometo que se eu descobrir a resposta de tantas auto-interrogações eu conto pra vcs,ok?!

Um beijo

"Me orgulho de ser louca em um mundo em que os normais constroem sua própria destruição."

Sabe quando a gente tem vontade de jogar tudo pro alto,abrir mão de tudo aquilo que já conseguiu,e que ainda pode conseguir?
Às vezes eu tenho taaanta vontade de fazer isso,que nem eu mesma acredito,mas aí eu paro e penso:ainda sou tão nova ainda tenho tantas oportunidades de vencer e de ser feliz...
Escrever é uma das coisas que mais me motivam a seguir em frente,apesar de tantos obstáculos e adversidades.
Sabe porque?
Porque escrevendo eu supero o medo de falar,e até mesmo de agir...
Quando eu escrevo é como se todas as pessoas pudessem ouvir a minha voz ao mesmo tempo...
Enquanto algumas pessoas cantam ou dançam para se expressar,eu escrevo.
Através de um texto sonhos podem ser realizados,mentiras podem se tornar verdades e amores podem se tornar eternos...
Pelo menos pra quem escreve.
Dizem que os loucos sabem que o impossível é só questão de opinião,então acho que num mundo em que "o impossível" a cada dia se torna mais comum,ser louco pode ser uma dádiva...
E então é assim,cultivando minha loucura é que vou tocando o barco,seguindo sempre frente com a cabeça erguida,acreditando que escrevendo e tentando sempre,o impossível acaba se concretizando...

O verdadeiro significado do Natal

Bom,o ano está começando,e para não passar batido uma postagem relacionada ao Natal,aí vai uma redação de minha autoria sobre essa festa tão popular...

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL

O Natal é uma das mais tradicionais festas cristãs,mas o significado dessa comemoração é muito distorcido pela mídia e pela sociedade consumista.
Nos dias atuais,essa festividade é vivida com o sentimento de comprar presentes,realizar e participar de festas e ceias,e não com o real sentimento do Natal que é um momento de reflexão e agradecimento pelo sacrifício de Jesus.
Nesse período do ano,é muito comum ouvirmos os noticiários informando que as vendas  nas lojas cresceram,que os comerciantes estão comemorando o aumento das vendas,além de outras informações dessa natureza.
Esses dados não são nada além da confirmação do sentimento de algumas pessoas de que o verdadeiro significado do Natal está se perdendo.
Enfim,se as pessoas valorizassem mais os sentimentos representados pelo Natal,seria mais fácil conviver em sociedade,pois haveria mais respeito mútuo entre semelhantes,criando assim,ambientes mais propícios à vida.