Avulso.

Antes de tudo o respeito.
Antes de tudo o amor próprio.
"O importante é saber amar..."
Incondicionalmente.Verdadeiramente.
Fazer pontes com sonhos pode não ser tão fácil.
Palavras são só palavras.
Palavras são cometas.
Sentimentos são estrelas.
O que vale mais?
Amar e sofrer?
Sonhar ou viver?
Quem sabe...
Sem sentir eu não seria nada.
Sinto verdadeiramente.
Sofro freqüentemente.
Mas,antes de tudo,o respeito.
Antes de tudo o amor próprio.




Desabafo.


Apesar de tudo,ainda acho melhor me arrepender de algo que fiz,do que de algo que não fiz... 

Quem sabe o que o destino nos reserva ? O céu é o limite ? 

Ainda estou aprendendo a ter paciência, não sei nada sobre a vida... Com o tempo sei que tudo passa !!! Pode ser que tudo melhore, ou piore...

Realmente não há uma fórmula que me dê todas essas respostas... Espero que me entenda na minha impaciência, sua compreensão é o melhor paliativo para o meu sofrimento...

Queria falar um pouco mais,porém as palavras podem ser armadilhas cruéis.

"Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma."

Aí então, na hora que eu estava voltando pra casa, no ônibus mais cheio do que de costume, eu fiquei reparando uma conversa entre duas, provavelmente, colegas de sala.Não que seja uma atitude apreciável da minha parte, mas foi o que eu fiz. Enfim...
Uma das meninas contava, empolgadíssima, como no final de semana, o agora namorado, havia pedido sua "mão em namoro" para o pai.O mais curioso é que a segunda menina estava visivelmente desinteressada no assunto.
Achei a situação interessante, e como futura psicóloga que pretendo ser, comecei a analisá-la.Primeiro pensei que a "namorada" era tão egoísta e fútil que nem se importava que todos no ônibus ouvissem sobre sua vida particular,e também, poxa, tem tanta coisa mais importante acontecendo para ser falada... Além disso, sua ouvinte se mostrava tão indiferente que dava a impressão que seu final de semana tinha sido, algo assim, uma tragédia grega, e que a conversa seria beem mais interessante se os papéis se invertessem.
Depois, pensando melhor sobre o assunto, vejam que loucura a minha, eu percebi que não se trata apenas das duas personagens da minha narrativa, nem só de mim, nem de qualquer um: de um modo geral as pessoas são tão egoístas que só pensam em satisfazer suas carências e não estão nem aí pro que aquela pessoa que está todo dia com ela, no ônibus, na escola, ou onde quer que seja está sentindo.
Mas há uma grande diferença entre as pessoas que simplesmente falam de suas carências, para se fazerem de coitadas e aquelas que compartilham com você suas sensações e percepções, o que eu considero uma atitude extremamente nobre e corajosa.
Na minha visão, a menina do ônibus foi extremamente infeliz, quando agiu daquele modo, porque estava muito claro que o seu único objetivo era chamar a atenção de quem estava por perto, e pelo visto, o que ela conseguiu foi uma colega aborrecida, e, mesmo que isso não tenha influência na vida dela, minha reprovação.
Por outro lado, fico extremamente feliz ao lembrar de frases dirigidas a mim como "sinto falta dos meus sobrinhos"," dói muito lembrar dela","amanhã faz um ano que meu avô faleceu.Ele me faz falta.",e "Pensei num poema,mas ele não foi capaz de traduzir o encanto mágico de uma amizade abençoada por Deus..."
São pessoas como essas, que dão a cara a tapa por mostrar seus sentimentos, sem medo de serem julgadas e especialmente sem esperar a piedade dos outros, que me fazem acordar todos os dias e pensar: ainda dá tempo, ainda tem jeito... 
Confesso que eu mesma não tinha coragem suficiente para mostrar o que sinto sem esperar nada em troca, e por isso muitas vezes guardei  aquilo para mim.E é verdade, já me arrependi muitas vezes disso, mas agora, tenho esse blog, que é onde eu aprendi a falar sem medo de ser feliz...


Até qualquer dia,
Um beijo,

Ana

Perfeição, liberdade, responsabilidade...

Queria postar um texto sobre liberdade.
Também queria postar um texto sobre pessoas (im)perfeitas.
Aí eu pensei, pensei, e concluí que podia falar dos dois temas de uma só vez...
Você já percebeu que boa parte do tempo estamos preocupados em manter aparências, mesmo que involuntariamente?Ao pentear os cabelos, usar um perfume ou uma determinada roupa, queremos nos manter sempre com o ego inflado.
A busca pela perfeição é algo intrínseco do ser humano, por isso não digo que seja errado querer estar bem, porém algumas pessoas não sabem separar o necessário do supérfluo.
Uma das situações mais desagradáveis é ter que conviver com aquele tipo de pessoa que quer agradar todo mundo, não acha?
Além disso, pessoas que buscam excessivamente a perfeição deixam de ser autênticas.
Lá vai um exemplo:eu adoro escrever.Uma das minhas principais qualidades é a de transmitir, através das minhas palavras, mensagens boas, alcançar o íntimo das pessoas e tentar fazer a diferença.
Tenho convicção de que tem gente que lê meus texto e concluí: "Nossa,até parece que ela pensa assim mesmo...", ou então: "Essa Ana Clara tem uma mania de achar que sabe tudo!".
Imaginem se eu desse importância pra esse tipo de comentários ?!
Se eu me importasse, pararia de fazer o que eu gosto para agradar os outros e, dessa forma (querendo ser perfeita diante da sociedade), me tornaria um mero fantoche nas mãos dos outros.
Muita gente parece ter medo, ou vergonha, não sei ao certo, de mostrar o seu melhor, de ser o melhor de si.
De forma alguma estou dizendo que sou melhor que essa ou aquela pessoa.
O que quero mostrar é que eu sei usar minha liberdade.
Sou uma pessoa livre, posso falar e fazer o que quiser, certo?
Tive um professor que costumava dizer que não podíamos confundir libertinagem com liberdade.
É preciso ter responsabilidade para ser livre,enquanto o libertino é aquele que age sem se importar com as conseqüências de seus atos.
E esse é motivo pelo qual eu continuo escrevendo:eu assumo o que eu falo.Não dependo da opinião alheia para formar a minha.
Então, a vocês, meus amigos que estão usando seu tempo para compartilhar das minha idéias, o que tenho a dizer é isso:assumam sua liberdade e sejam felizes...

Até qualquer dia.
Um beijo